A Moína Produções recepcionou o evento da ABRACO (Associação Brasileira de Corrosão) no IV SVBA – Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva.
Em sua 4ª edição, o SBPA – Seminário Brasileiro de Pintura Anticorrosiva, mais uma vez pode contar com a Moína Produções e foi de encontro aos anseios da comunidade técnico-científica na área de pintura anticorrosiva e temas correlatos.
Ao reunir mais de 170 pessoas no Hotel Windsor Flórida, localizado no Catete – Rio de Janeiro, a 4ª edição deste Seminário foi uma prova de superação, diante do período de incertezas em que atravessa o país. O evento teve a participação de grandes nomes em sua programação, além, de contar com o patrocínio de 15 empresas.
A ABRACO, na abertura deste evento, sendo representada honrosamente pelo Presidente Laerce Nunes, aproveitou para iniciar as comemorações de seu cinquentenário, relembrando a importância e participação de grandes profissionais, com uma especial homenagem ao Eng. Fernando Fragata, por todos os anos dedicados ao crescimento e à consolidação desta Associação. Agradecemos ainda, pelo seu profissionalismo, ética e comprometimento.
No balanço final, os resultados foram positivos: além de reunir mais de 170 pessoas, o encontro esteve repleto de assuntos com temas variados, como é possível verificar abaixo:
Estudo da preparação de superfícies por meio de laser, em comparação com os métodos tradicionais de limpeza;
Esquema de pintura para superfícies preparadas por meio de ferramentas mecânicas e hidrojateamento aplicável a rolo e trincha para manutenção em estruturas offshore;
Influência do teor de sais solúveis, presentes na superfície do aço carbono, no desempenho anticorrosivo de um esquema de pintura epóxi multicamada;
A importância das tintas ricas em zinco no desempenho dos esquemas de pintura;
Propriedades da granalha de aço, como abrasivo, nos processos de jateamento;
Falhas prematuras de esquemas de pintura aplicados em aço galvanizado novo – Principais causas;
Padrões visuais fotográficos de limpeza de superfícies – Análise crítica e discussão técnica;
Ensaio de descontinuidade com detector via seca (Holiday Detector) – Discussão sobre fatores técnicos importantes;
Normas NORSOK M-501 e ISO 20340 – Correlação com as Normas de esquemas de pintura da Petrobras;
A Associação Brasileira de Corrosão, tem o enorme prazer de agradecer a presença e a participação de todos, que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso do IV SBPA, realizado no dia 06 de dezembro de 2017.