Eliane Potiguara participou da mesa em 08 de outubro de 2017: “A imperdoável capacidade humana de apagar seus antepassados” com Daniel Munduruku e mediação de Suzane Lima Costa.
Eliane, além de autora de diversas publicações e remanescente de uma etnia que se viu obrigada a deixar suas terras, é ativista e representante de diversas instituições que defendem a causa.
O Governo do Estado da Bahia apresentou a Flica 2017, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro na cidade de Cachoeira, recôncavo baiano. O evento foi realizado pela Cali e Icontent, e teve patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, e apoio do Hiperideal, Coelba, Prefeitura Municipal de Cachoeira, Odebrecht e Sesi/Fieb.
Um dos mais relevantes eventos literários do Brasil, a Flica trouxe mesas com diversos pensadores e criadores da área. Com programação para crianças e adultos, teve debates literários, lançamentos de livros, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias e saraus, na sétima edição do evento. O autor homenageado do ano foi o célebre escritor baiano Ruy Espinheira Filho, referência na poesia brasileira.