Dando continuidade aos debates dos candidatos aos governadores do Rio de Janeiro para as eleições de 2018, a Moína Produções deu suporte técnico com 10 profissionais para o café da manhã com o Tarcísio Mota.
O candidato do PSOL ao governo do Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, participou de um encontro com empresários do setor de Tecnologia da Informação, no Centro do Rio. O evento foi promovido pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática), em parceria com a Assespro-RJ e a Riosoft.
Tarcísio falou sobre as políticas públicas para diminuir a desigualdade social como uma das estratégias para alavancar a economia no Estado. Segundo o candidato, é preciso reduzir o custo de vida no Rio de Janeiro e gerar emprego e renda.
“Está muito caro viver no Rio de Janeiro. É preciso tornar a vida mais barata e gerar emprego com trabalho digno e distribuição de renda”.
O candidato propõe a modernização da gestão pública, torná-la mais transparente e democrática.
“Para modernizar a gestão, torná-la mais transparente, mais democrática é preciso ter planejamento. O planejamento precisa ser uma prática dos governos e precisa ser uma prática do governo do ponto de vista de uma gestão que seja pública”, afirmou.
Tarcísio defendeu ainda a integração dos diversos órgãos do governo e destacou o papel da Tecnologia da Informação neste processo.
“O Estado não tem hoje, por exemplo, uma política que possa integrar as diversas secretarias, que possa fazer que elas tenham um projeto em comum, tenham sinergia…..Como é que nós podemos pode coordenar, planejar, articular as ações dos diversos órgãos públicos sem Tecnologia da Informação?”, ponderou.
Sobre a recuperação das finanças do Governo do Estado, o candidato do PSOL afirmou que é preciso investir na diversificação da matriz produtiva e induzir a retomada da atividade econômica para ampliar a arrecadação.
“O que vai salvar a economia do Estado do Rio de Janeiro é se a gente colocar a economia para rodar. É preciso ter justiça tributária e é preciso ter progressividade na cobrança de impostos”, afirmou.
Tarcísio defendeu ainda que o desemprego no Rio tem jeito e que para isso é preciso investir em setores da economia que são altamente empregadores.
“É preciso investir em setores da economia que possam ser empregadores de mão de obra, que possam ser geradores de trabalho digno e que possam contribuir para o reaquecimento da economia do Estado do Rio de Janeiro”.
O candidato do PSOL disse que, se fosse eleito, também investiria em inteligência e prevenção no setor de segurança pública.
“Vamos combater o tráfico de armas, reformar a polícia, investir em inteligência e prevenção. Vamos trocar a prática de tiroteios por investigação e inteligência”, concluiu.