No dia 27 de junho de 2011, a Orquestra Filarmônica de Rotterdam chegou ao Rio de Janeiro para uma única apresentação, como a quarta atração da 18ª edição da Série O GLOBO / Dell’Arte Concertos Internacionais 2011.
Moína Produções Artísticas e Eventos prestou Assessoria de Produção para o Projeto Série Dell’ Artes Concertos Internacionais que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Um dos mais tradicionais conjuntos filarmônicos da Europa, a quase centenária Orquestra Filarmônica de Rotterdam, criada em 1918, é conhecida por sua precisão na execução de um repertório que abrange todos os períodos da história musical, assim como pela inigualável tradição que construiu nos palcos operísticos. É, ao lado da Concertgebouw, uma das mais conceituadas orquestras da Holanda, país onde a música clássica ocupa lugar de destaque.
A projeção internacional da orquestra veio ao longo da década de 1970; o reconhecimento mundial, pelas mãos do maestro Valery Gerguiev, que esteve à frente da Filarmônica a partir de 1995. Recebendo como convidados os regentes mais requisitados do mundo, a orquestra é ainda famosa por sua tradição em cultivar novos públicos através de concertos educativos e para crianças.
A apresentação faz parte das comemorações do Ano da Holanda no Brasil, que acontece em 2011 e celebra os laços de amizade entre os dois países e o centenário da imigração holandesa em nosso país. Com regência de Leonard Slatkin, a orquestra apresentou para o público carioca um programa que incluiu Haydn e Rachmaninov.