A diretora institucional da Moína Produções, professora, escritora, poeta e ativista política, indicada em 2005 ao “Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz”, ELIANE POTIGUARA, esteve no dia 11/11/2010 na UNISBEN/ Universidade Senior de Benfica, Lisboa/Portugal.
Eliane Potiguara, recebeu o convite do histórico Professor Presidente Carlos Consiglieri, lutador antifascista que combateu o salazarismo e passou pelas prisões do ditador. Teve vários cargos políticos depois da revolução de 25 de Abril, foi professor universitário em várias faculdades de Direito. É um homem que tem dedicado toda a vida à cultura, assim como sua co-autora Marília Abel, a presidente da STIMULI. A palestra foi coordenada por Rui Pires Ferreira, um magnífico empreendedor de idéias que defende o multiculturalismo como forma de caminhar para a paz, neste conturbado mundo. O tema da palestra foi “A Terra É A Nossa Mãe”, onde Eliane Potiguara, com métodos modernos de multimídias e sons pode fazer uma bela apresentação sobre caminhos a percorrer a sociedade universal para a defesa do planeta Terra e o respeito entre povos diferenciados.
A criação do mundo pela perspectiva étnica foi apresentada de forma emocionante. Diz Eliane, “Naquela época tudo era escuro e a mulher surgiu do nada e do branco de um quartzo branco. Numa imagem fantástica e lúdica a mulher pensou tanto que, de seu pensamento apareceu, do nada, um balão. Essa grande bolha era o grande universo, a barriga da Mãe fecunda, a aldeia de todos nós, a grande maloca do Universo, a Home da internet, a maravilha do universo de Fernando Pessoa, o lindo planeta Terra, na sua luminescência azul. La Pacha Mama para los indígenas en Meso y Sud Américas. O universo de Adão e Eva da bíblia sagrada. Somos todos iguais!”…
Mesclando histórias e políticas dos povos originários nas Américas e Europa, Eliane construiu um discurso intercultural onde a multicultutalidade se fez presente todo o tempo, mostrando, com muita diplomacia, a existência marcante da unidade na diversidade cultural entre os povos. Com a força da alma, deixou registrado para os portugueses uma aliança que se possa construir a partir de agora, onde pensadores, escritores e intelectuais indígenas brasileiros e do mundo inteiro possam interagir num novo discurso onde no passado a colonização se mostrou tão autoritária, por vezes sangrenta. Finaliza sua apresentação com o belíssimo cântico indígena “ATO DE AMOR ENTRE POVOS”. Eliane Potiguara é autora de “Metade Cara, Metade Máscara” publicado pela Global Editora, membro do INBRAPI/ Instituto Indígena para Propriedade Intelectual, Rede GRUMIN de Mulheres Indígenas entre outras organizações e estará em Portugal até 20 de dezembro realizando diversas conferências em Lisboa, Porto e Aveiro. Aguarda no prelo “A CURA DA TERRA” pela Global Editora. Eliane hospeda-se na residência do conceituadíssimo jornalista português Manuel Rodrigues Vaz, com muitos anos de experiência e dedicação em Angola, onde esteve ao lado do MPLA. É Editor da Revista Pangéia. Sua esposa é a artista plástica Helena Justino.
Para maiores informações: 9111-29861 (telemóvel de Portugal)
Assessoria de imprensa (Tajira Kilima)/ GRUMIN, Moína Produções Artísticas.